segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Combate ao Custo Zero


À pedido da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), o Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) divulgou nota técnica esclarecendo as agências de publicidade sobre a oferta de propostas de preços "simbólicos", "irrisórios" ou de "custo zero" em licitações públicas.

Para sanar dúvidas levantadas por empresas de diversas partes do País, o Cenp reiterou que este tipo de oferta não pode ser feita em concorrências por verbas menores de R$ 2,5 milhões anuais - faixa na qual se encontram grande parte de estados, municípios e estatais atuantes Brasil afora.As agências que adotarem tal prática correm o risco de serem advertidas e até descredenciadas pelo órgão. O Cenp espera que sua atitude fortaleça o posicionamento das agências em várias regiões do País no trato com prefeituras e órgãos públicos, no sentido de esclarecê-los sobre a importância do cumprimento das normas pelas quais zela o órgão.

A apresentação da nota técnica do Cenp foi feita nesta quinta-feira, 19, na abertura do VI Encontro Nacional das Lideranças da Propaganda, realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, pela Fenapro e o Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro/RN), com a participação de cerca de 200 profissionais.No encontro, presidentes de sindicatos de diversos estados relataram problemas que ainda ocorrem em várias licitações, onde as normas-padrão não são cumpridas. Entre os fatos relatados estão o não pagamento de remuneração prevista no Anexo B, relativa à veiculação e contratação de terceiros.

O Cenp, por sua vez, reconheceu que é necessário fazer acordos regionais para tornar as normas éticas mais efetivas, já que o País tem realidades regionais diferentes."Há 10 anos foi construído um modelo vencedor de autorregulação da atividade publicitária, relativo ao relacionamento comercial entre agências, veículos e anunciantes. Mas este modelo precisa acompanhar os avanços da atividade publicitária, que a cada dia é mais dinâmica. Por isso, é preciso se aproximar ainda mais dos mercados regionais, conhecer as realidades de cada um", frisou o presidente da Fenapro, Ricardo Nabhan.Durante o evento, foi apresentado o novo presidente do Sinapro do Rio Grande do Norte: Rogério Nurmberger Nunes, que substitiu Arturo Câmara. "O turismo imobiliário deve voltar a crescer em função da Copa, e dará grande visibilidade à cidade e ao Estado", prevê Nunes, lembrando que Natal fica a apenas seis horas e meia de avião da Europa.

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