terça-feira, 1 de setembro de 2009

INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS ASSUMEM COMPROMISSO ESPONTÂNEO SOBRE PUBLICIDADE DIRIGIDA ÀS CRIANÇAS

Vinte e quatro empresas e grupos líderes da área de alimentos e bebidas firmaram nesta terça-feira (25 de agosto), na sede da ABIA, perante o presidente desta associação, Edmundo Klotz, e do vice-presidente da ABA, Rafael Sampaio, compromisso público espontâneo sobre a publicidade de seus produtos dirigida às crianças. Também esteve presente o representante do ministério da Saúde, Marcier Trombiere. As medidas estabelecidas vigerão em sua totalidade até o final de 2009. Está prevista a não-veiculação de publicidade dirigida a crianças abaixo de 12 anos, em qualquer meio de comunicação de massa que tenha audiência constituída em sua maioria por esse público, assim como a não-realização de promoção de caráter comercial nas escolas a elas direcionadas.

Segundo Edmundo Klotz, a atitude hoje adotada pela indústria alimentícia atende as expectativas da sociedade. “Não precisamos que ninguém nos diga o que fazer. Adotamos, de modo voluntário, medidas destinadas à melhoria de qualidade da vida”, declarou. Rafael Sampaio acrescentou que o compromisso das empresas significa o exercício do marketing responsável.

A exceção, adotada individualmente pelas empresas participantes, será para produtos que atendam a critérios nutricionais específicos, que recomendem o estímulo responsável de seu consumo para os públicos de todas as idades. As políticas individuais específicas de cada companhia e os critérios nutricionais adotados serão divulgados por elas, até ao final de 2009, nos meios que cada qual julgar adequados para bem informar a sociedade, as autoridades e seus consumidores.

As empresas signatárias do compromisso são associadas à ABIA e/ou à ABA, entidades que se mobilizaram para viabilizar e promover a iniciativa. Além das companhias que já assinaram o documento, a iniciativa está aberta à ampla adesão do setor, a qual será estimulada pelas duas entidades de classe.

As empresas signatárias reiteram, ainda, sua total adesão às normas propugnadas pelo Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária e às determinações de seu órgão gestor, o Conar.


Fonte: Portal da Propaganda

Sistema Flama de Ensino
Formando Profissionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário