terça-feira, 1 de setembro de 2009

Marketing e Estratégias para Mídia Social

As Redes Sociais criaram um novo panorama para as empresas tradicionais utilizarem ferramentas de marketing on-line. Mas quais ferramentas ou canais de mídias sociais utilizar para o meu cliente ou mercado específico? Como me destacar entre os milhões de usários que agregam cada rede de mídia social?

Na opinião de Brian Solis "já atingiu um limite máximo de discussão versus execução e praticidade", ou seja, já existe muita teoria sobre o tema. O que ele sugere é dividir o mercado de mídia social em especialistas, para que possamos crescer como um grupo.

As redes sociais não possuem "fórmulas mágicas", é preciso, assim como no mundo real, conhecer o "ambiente" e as "pessoas" e acima de tudo "as regras" que integram o ambiente.

Michael Brito destaca que em sua opinião existem 5 fatores importantes em Mídia Social:

- Participação
- Abertura, transparência e informação
- Conversação
- Comunidade dirigida
- Facilitação (facilitando conversas que já estão acontecendo em linha)

É um fato incontestável que os consumidorores, hoje, já participam em meios sociais. Certamente, os consumidores não estão com medo de participar de comunidades, gerar conteúdo e envolver-se em conversas sobre temas que lhes interessa. A pergunta que os profissionais de marketing precisam considerar é se eles querem ou não participar dessas conversas que já estão acontecendo. Será que eles querem um lugar à mesa ou não?

Brito alerta sobre a importância da transparência: estar aberto para uma conversa e divulgar quem você é, é o primeiro passo na construção de confiança com o seu público-alvo. É a mesma dinâmica ao construir relacionamentos off-line com amigos, conhecidos. Se você já entra em uma conversa com "mentiras ou máscaras", pode deteriorar severamente a percepção que os outros têm de você, e, naturalmente, a imagem da sua empresa.

Por isso a importância de contratar profissionais especialistas em mídias sociais que possam agregar valor para sua empresa. No Brasil, esse é um mercado novo! É também sabido que dependendo o tamanho da empresa pode sair caro manter um funcionário trabalhando internamente espicificamente com "mídia social", por isso a sugestão é: tercerizar! Sim, exatamente isso. Contrate um especialista que trabalhe com mídias sociais em tempo integral para trabalhar para sua empresa.


Fonte: Web Artigos

Sistema Flama de Ensino
Formando Profissionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário